Fr. Martin Stanislaus Gillet, O.P., falecido a 4 de Setembro de 1951 em Aix- Les-Ains, era bispo titular de Niceia. Natural de Louppy-sur-Loison, Mosa, França em 1875, residiu em Verdun onde foi estudante. Ingressou na Ordem dos Pregadores em 1878, tendo-se posteriormente doutorado na Universidade de Friburgo sendo regente da cátedra de Lovaina, Bélgica. Foi eleito Provincial de França em 1927 e Mestre Geral da Ordem em 1929. Com um mandato excepcionalmente longo, o qual terminou em 1946, o período da II Grande Guerra (1939-1945) foi particularmente difícil. Durante o seu mandato foram renovados e incentivados os Colégio Angélico e de Santa Sabina em Roma, procedeu à reestruturação e organização geral da Ordem e viu aprovadas novas Constituições. Tendo posto grande empenho na causa de canonização de Santo Alberto Magno viu ainda a inscrição do nome daquele dominicano na lista dos Doutores da Igreja. Foi fundador da União Católica dos Teatros e foi doutor honoris causa em diversas universidades, para além de oficial da Legião de Honra francesa.
Sinopse: A educação do caráter
Cada um de nós carrega em si seu universo moral, que possui leis próprias, esplendores e trevas, calmarias e tempestades, dias de sol e dias de chuva. Esse universo não é vazio. A verdade difunde a sua luz por ele, mas as paixões também nele ressoam. Irá a nuvem das paixões impedir que a verdade resplandeça, ou será a verdade a dissipar a nuvem?
O ideal é instituir em nosso mundo moral a soberania da verdade e da razão, acima da tormenta que vem de baixo. O ideal é impregnar de luz e calor todos os recônditos em que reinam as trevas e a frialdade. O ideal é levar esse mundo a um estado de equilíbrio estável, que fará de nós senhores: não senhores dos outros, dos que vivem externamente a nós, mas senhores de nós mesmos, homens de caráter.
Ficha Técnica:
ISBN: 9786587404424
Editora: Kírion
Dimensões: 14.00 x 21.00 cm
Idioma: Português
Páginas: 180