No mundo das idéias há poucos espetáculos tão belos como o de uma polêmica sincera. A luta de duas inteligências, que se desembaraçam nobremente das influências perturbadoras das paixões, e, estimuladas pelo amor desinteressado da ciência, multiplicam os argumentos, aprofundam a erudição, aguçam a perspicácia da análise, representa um esforço digno do homem, coroado dos mais certos e sólidos resultados. Das discussões elevadas beneficia sempre a verdade.
O prazer de um espetáculo assim, de par com as vantagens de um progresso real no esclarecimento de grandes questões, foi o que, por um momento, esperamos ao vermos, com o subtítulo: Réplica ao livro A Igreja, a Reforma e a Civilização do Rev. Leonel Franca S. J., a obra do Sr. Ernesto Luís de Oliveira sobre Roma, a Igreja e o Anticristo. Depois do meu modesto trabalho sobre os pontos fundamentais que separam católicos e protestantes, um estudo alentado de crítica a estender-se por mais de 370 páginas, prometia cerrar mais de perto o debate, eliminar de vez as argumentações provadamente inoperantes e firmar para sempre algumas conclusões definitivas.
Foi uma ilusão. A realidade mentiu às esperanças. O livro do Sr. Ernesto não adianta um ponto à controvérsia; repisa apenas, em mau português, velhos lugares-comuns mil vezes refutados no próprio estudo a que o autor pretendia replicar.
Especificações técnicas
Autor: Padre Leonel Franca S. J.
Número de páginas: 272;
Dimensões: 14x21cm;
Editora: Calvariae.
Peso: 353g;