Obra desconhecida para a quase totalidade dos fiéis católicos brasileiros, O Escapulário do Carmo e a Medalha, neste lançamento da Editora Triregnum renomeado para o justo título de O Tratado do Escapulário, é um livro único e exclusivo naquilo que se propõe a explicar: a exata e profunda natureza do que é o Escapulário Marrom de Nossa Senhora do Carmo e suas qualidades e exigências para plena eficácia.
O leitor poderá esperar desta obra não apenas a descrição minuciosa do que é o Escapulário Marrom, mas também sua história e a polêmica em que foi envolto quando da permissão dada pelo pontífice S. Pio X para que os fiéis portassem a Medalha de Nossa Senhora do Carmo e alcançassem inúmeras graças semelhantes as do escapulário em questão. No entanto, o autor, ao lançar a obra, trata especificamente sobre essa questão da natureza única e especial do escapulário de pano, distinguindo claramente o fato de que este sacramental, símbolo de sua ordem carmelita, é insubstituível em seu formato: apenas são válidos os escapulários marrons de lã animal e tão-somente estes alcançam as graças que Maria Santíssima prometeu aos seus filhos diletos que o portassem.
Para o bom católico, interessado em alcançar a imensa graça de não perecer no Inferno, este livro é um manancial de ensinamentos e instruções, a fim de que este cumpra os devidos rituais e preceitos necessários para alcançar tais propósitos de salvação de sua alma.